Banho e Tosa

Banho e Tosa

Leishmaniose Visceral Canina










A Leishmaniose Visceral, popularmente conhecida como Calazar, é uma doença causada por um protozoário do gênero Leishmania, sendo transmitida pel apicada de inseto, o flebótomo, também conhecido como mosquito palha.Os cães e os animais silvestres são os principais reservatórios da doença, porém a doença afeta também seres humanos, sendo, portanto uma zoonose.

A vacinação aumenta as chances do animal ficar protegido contra Leishmaniose. Ajuda no combate à doença, protegendo os animais expostos a infecção através da picada do inseto transmissor infectado. A leishmaniose além de causar grande sofrimento ao animal por provocar lesões viscerais e de pele, tem como forma de controle, recomendado pelo Ministério da Saúde, o sacrificado obrigatório dos cães positivos no exame sorológico.
Sintomas:
- Perda de apetite;
-Emagrecimento crônico;
-Crescimento acentuado das unhas;
- Lesões e alterações de pele, com perda de pêlos;
-Conjutivite;
-Queda de pêlo ao redor dos olhos.



4 comentários:

  1. Thiago,
    Meu Pastor Alemão, Dulque, esta com um crescimento incrivél das unhas, minha amiga Rafaela(ela ja visitou esse blog e me disse que você praticamente salvou o animalzinho dela) que me endicou, li a postagem e fiquei desesperado. Como posso ter certesa que ele esta com a duença Leishmaniose Viceral se ele só me apresentou esse unico sintoma?
    Estou aguardano a resposta.

    ResponderExcluir
  2. Olá Juão,
    É preciso fazer o diagnóstico do animal, leve ao veterinário ou pode ser por nao cortar as unhas, que deve ser feito a cada mês.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. oi ligar para bete de pituxa

    ResponderExcluir