Banho e Tosa

Banho e Tosa

Sarna Canina


As sarnas são patologias cutâneas e algumas delas são zoonoses. As mais conhecidas são a sarna demodécica ( "sarna negra", causada pelo Demodex canis) e a sarna sarcóptica ou "escabiose" (causada pelo Sarcoptes scabiei).

 Características da doença
Áreas alopécicas na região da face, membros ou dorso.Eritema (vermelhidão), pústulas ("bolhas", vesículas), hiperpigmentação, escamas, colaretes epidérmicos.O prurido (coceira) é ausente, exceto quando houver piodermite concomitante.

Diagnóstico
Raspado de pele em áreas alopécicas corado com potassa = revela o ácaro Demodex canis. Otoscopia revela: eritema e secreção ceruminosa abundante seguido de parasitológico de cerúmen. Exame histopatológico : utilizado para fechar o diagnóstico em cães da raça Shar pei, que apresentam muita mucina ,o que dificulta a visualização do ácaro.Este é o exame de eleição para shar pei.Em casos de pododermatite também, devido à hiperqueratose.

Tratamento

Banhos semanais com peróxido de benzoíla 2,5 %. Amitraz (Triatox®) – diluir 4 mL em 1 L de água.Cuidado com efeitos hipoglicemiantes e outros adversos.Em caso de piodermite tratar antes de inciar o amitraz. OU Ivermectina (Ivomec®) – 0,6 mg/Kg SID 3 meses.Contra indicado para : Collie,Border Collie, Pastor de Shetland, Old english sheepdog.



8 comentários:

  1. ola Thiago tudo bom? olha gostei muito do seu blog provavelmente você deve ser tosador e fazer medicina veterinária estou certa ou errei o chute? rsrsrs:) eu sou tosadora mais ultima mente não estou tendo tempo de exercer pois estou prestes a terminar a faculdade e estou estagiando o que tomou o meu tempo, apenas os domingos me restaram para dar banho em alguns cães que me sobraram para ganhar um trocado. coloque mais questões sobre doenças que acometem os cães é super interessante, inclusive acho que deve levantar um assunto que é de grande importância a higiene e desinfecção do próprio salão de banho e tosa e seus utensílios e ou equipamentos utilizados no banho pois sabemos que muitas doenças são pegas através de contato não é? só uma dica :)
    ei me segue colega
    ah só pra avisar meu site não tem nada ver com veterinária viu rsrs apenas artesanatos mais não tem problema algum! bye

    ResponderExcluir
  2. ola... minha cadela esta caindo o pelo e tem muitas bolinhas de puz pelo corpo... sera que é sarna?

    ResponderExcluir
  3. meu cachoro esta com coseira e tambem caspa
    ja passei tudo o tipo de remedio
    mais não fica bom
    me ajude

    ResponderExcluir
  4. ganhei um cachorro dobermen nem sei se~´e assim que se diz mas ele esta com sarna estamos tratando com um veterinario mas não vejo melhora será que tem cura?

    ResponderExcluir
  5. olá... meu cachorro esta caindo totalmente o pelo dele e eu acho que é sarna
    muita gente me aconselho de passar óleo diesel.
    É bom ou tem alguma outra forma ??//

    ResponderExcluir
  6. Minha cadela estava com sarna. ela tinha bolhas, feridas, escamas e pele escura. Achei que não teria cura, mas tratei-a com banhos semanais com Matacura, Triatox e antibióticos (tudo receitado pela veterinária) e hoje ela está ótima. Ela é velhinha, mas depois do tratamento parece até que rejuvenesceu! Vale a pena tratar, tem cura, sim!

    ResponderExcluir
  7. Oii...li seu post mas ainda tenho duvidas...adotei uma cadelinha a uma semana e percebi que ela tinha umas falhas no pelo.Agora porém está com falhas por toda a pata, cabeça e peito.Percebi também a presença de umas feridinhas.Isso é característico de sarna? Ela é filhote ainda, deve ter uns 4 meses, é vira lata tem um remedio mais aconselhado para ela?Se você puder me ajudar ficarei muito agradecida ^^

    ResponderExcluir
  8. Boa noite...meu cachorro está com sarna e está na carne viva não sei mas oq fazer..alguém sabe um remédio mas eficaz para me indicar ��

    ResponderExcluir